A incrvel mistura de cinema e teatro


Marcelo Spalding

Quando escrevi meu doutorado sobre literatura digital, fiz muito a analogia do livro fsico e da literatura digital com o teatro e o cinema. No comeo, o cinema era uma espcie de teatro filmado, com a cmera fixa no lugar da plateia direcionada a um palco (assistam A inveno de Hugo Cabret). Com o tempo, o cinema criou sua linguagem prpria, com corte, efeitos especiais, movimento de cmera, e isso inclusive deu sobrevida ao teatro, que passou a ser mais interativo, se permitir improvisos, etc.

O que eu no conhecia quando escrevi minha tese o espetculo The Bourne Stuntacular, da Universal Studios. Alis, nem poderia, a tese de 2012 e a pea estreou em 2020.

A tecnologia utilizada para o cenrio e as personagens impressionante, um filme de altssima definio e em 3D sem que se precise usar culos nem nada parecido. Mas o mais interessante que h atores, h ao, e essa mescla permite que haja movimentos de cena em pleno palco, perseguies, voos. Como cereja do bolo, efeitos sinestsicos como pingos d'gua jogada no pblico em um momento em que Bourne passa pela gua ou fogo no palco (e uma onda de calor real) quando ele est prximo a um incndio.

Se esse o futuro do teatro, se haver mais peas assim em mais lugares do mundo ou se algo to complexo e caro que s mesmo em parques como o da Universal isso possvel, no sei. Mas dias depois fui surpreendido quando, na Broadway, assistimos a Back to the future - The musical, pois em algumas cenas eles usaram essa ideia do movimento do carro com efeitos especiais da tela e funcionou muito bem.

O que percebi com essas experincias, e no sabia no tempo do doutorado, que mais importante do que mdias e formas se sucedendo o potencial dessas mdias e formas se combinando.


voltar





Viagens Crnicas, por Marcelo Spalding

Entre em contato com o autor.

marcelospalding@gmail.com

CAPA | GUIAS | LIVRO | OFICINA DE ESCRITA | CONSULTORIA | AUTOR