Florianópolis

Guia independente com informações e dicas sobre Florianópolis, editado por Marcelo Spalding

  

A cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, é uma ilha com mais de 40 praias dos mais diversos estilos. Há praias de mar calmo e com natureza preservada como Daniela ou Forte, praias de mar um pouco menos calmo em bairros repletos de comércio e gastronomia como Canasvieiras e Ingleses, praias de mar agitado boas para surfar, como Joaquina e Mole, praias escondidas a que só se chega de trilha, como Gravatá e Lagoinha do Leste, sem contar ilhas paradisíacas como a do Campeche. Neste guia receptivo, trazemos sugestões e informações para quem não conhece a cidade ou quer conhecer novos lugares.

+ Informações úteis
+ Praias
+ Outros pontos turísticos de destaque
+ Cidades prximas
+ Crônicas relacionadas



Informações e dicas úteis para quem vai pela primeira vez

Como chegar

Florianópolis conta um belo e novo aeroporto, que fica próximo à Praia do Campeche, mais para o Sul da Ilha. Se você vai se hospedar no Norte da Ilha, terá de pegar um táxi ou aplicativo. Para as praias do Norte o aplicativo pode custar mais de R$ 100,00 e levar mais de 1 hora em horários de muito trânsito e dependendo da praia.

Para quem vai de carro, a BR-101 é a melhor alternativa tanto para quem vem de Porto Alegre quanto de Curitiba/São Paulo. Embora movimentada, é uma estrada muito boa. A chegada em Florianópolis requer alguma atenção para você não se perder nas rótulas e desvios, mas siga o Google Maps ou Waze, especialmente em relação à faixa em que você deve permanecer para pegar tal acesso. Dentro da cidade, há muitas opções de hospedagem com estacionamento, e em várias das praias é fácil de estacionar também.


Onde se hospedar

O trânsito de Florianópolis é um dos pontos negativos da cidade, então vale pensar bem onde se hospedar, de acordo com seu objetivo.

Se você não conhece a cidade e pretende explorar os pontos turísticos, conhecer diferentes praias, o ideal é se hospedar na região da Beira Mar Norte.

Já se você quer curtir praia e descansar, vale escolher uma das praias para se hospedar. Há hotéis em Jurerê, Canasvieras e Ingleses, por exemplo. A vantagem é a proximidade do mar, e muitas dessas praias têm boa estrutura de comércio e restaurantes. Nas praias em geral também são bastante comuns pousadas e casas alugadas por Airbnb.

Há hospedagens dos mais variados preços e estilos, com destaque para as pousadas à beira da praia ou muito próximas ao mar. Vale pesquisar com calma antes de fechar a hospedagem, peça mais fotos, cuide se tem estacionamento, ar, banheiro privativo, Internet, taxas, a quantos metros fica da praia e de que praia.


Clima e temperatura

Florianópolis tem as estações do ano relativamente definidas, então o período de maior calor é mesmo o verão. No outono e na primavera você pode pegar bons dias de sol, e o inverno tende a ter mais vento, tempo fechado e chuvas.

voltar ao topo




Praias

A principal característica de Florianópolis é a quantidade e variedade de praias existentes na ilha. São mais de 40 praias, de norte a sul, viradas para o mar aberto e para o continente, balneáveis e poluídas, urbanizadas e de difícil acesso. Este guia não tem como objetivo elencar e comentar cada uma das praias, então optamos por dividir as praias pelo perfil e objetivo do visitante.


Ideal para banho em mar calmo

Para gaúchos como eu, o grande atrativo de Santa Catarina são as praias sem ondas, algo que não temos no Rio Grande do Sul. E Florianópolis tem uma boa quantidade de praias sem nenhuma ou quase nenhuma onda. Minhas preferidas são Ponta da Canas, Daniela e Praia do Forte. Ponta das Canas é uma pequena extensão de praia bem ao norte da ilha, com mar bem calmo, parece uma piscina, e boa faixa de areia. A dificuldade é estacionar, então a dica é chegar cedo. Já Daniela é uma enorme faixa de areia, e para acessar a praia se passa por uma pequena faixa de árvores nativas, o que torna a paisagem da orla de Daniela única. O mar é geralmente muito calmo, e para quem gosta de caminhar, vale ir até o Pontal. Próximo dali a Praia do Forte tem o melhor banho de mar para quem gosta de mar calmo. É uma pequena faixa de areia, de difícil acesso de carro, mas para quem está com a saúde em dia vale estacionar em Jurerê Internacional e atravessar a pé para a praia, com direito a uma visita à Fortaleza de São José da Ponta Grossa, o mais bonito e bem conservado da ilha. E como muitas pessoas optam por ficar no Sul da ilha, vale destacar o Pântano do Sul, também com mar calmo.


Ideal para surfe ou banho em mar com ondas

Já para quem gosta de mar agitado e ondas, seja para brincar ou surfar, a mais tradicional é a Joaquina. A praia conta com boa estrutura para banhistas, quadras de areia e as famosas dunas. Também virada para o mar aberto, a Praia Mole hoje é uma das mais badaladas praias, com vistas deslumbrantes e boas ondas para surfe. Mais conhecida pelo resort Costão do Santinho, o Santinho também é uma boa opção de praia com ondas, até por ter um dos mares mais limpos do Brasil. Uma praia menos badalada mas com uma faixa de areia enorme e mar belíssimo é o Moçambique, cujo acesso se faz por trilha ou de carro a partir de uma estrada de chão. É a maior extensão de praia existente na ilha, somando 12,5 km, e uma das mais roots das grandes praias, mantida assim por ser região de preservação ambiental. Recentemente, foi eleita Reserva Nacional do Surf pelo Programa Brasileiro de Reservas de Surf.


Ideal para quem gosta de agito

As duas praias mais movimentadas da capital, especialmente no verão, são Ingleses e Canasvieras. Ambas atraem muitos turistas, especialmente argentinos, e contam com hotéis, restaurantes, pousadas, lojas, food parks, etc. É agito na hora de pegar praia e também à noite. Para quem gosta, vale conhecer e quem sabe até se hospedar em uma delas. Outras praias badaladas, mas menos populares, digamos assim, são Jurerê Internacional e Campeche. Jurerê Internacional é uma praia planejada que conta com enormes mansões e boa estrutura de lazer, além de um dos melhores food parks da cidade. A beira da praia foi alargada recentemente, e conta com fácil estacionamento. Campeche é a maior praia do sul da ilha, também com boa estrutura e uma vista incrível da Ilha do Campeche.


Ideal para praticar standup, caiaque, etc

Se você gosta de caiaque, canoa havaiana, standup ou mesmo lanchas, jet skis e banana boat, Florianópolis tem várias praias que oferecem essas opções. Algumas delas são Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieras e a própria Daniela. Cachoeira do Bom Jesus é uma das minhas praias preferidas, de mar calmo, boa faixa de areia, o que cria boas condições para aluguel de equipamentos. Pena que há muitas construções viradas diretamente para a areia da praia, o que é bom para quem está nos apartamentos, mas dificulta o acesso à praia para quem não está. Canasvieras também tem alguns pontos de locação desse tipo de equipamento, além do trapiche de onde saem barcos pirata e outros, mas é uma praia bem mais cheia. A vantagem de Canasvieras em relação à Cachoeira é que é uma praia mais fácil de estacionar. No Sul da Ilha, a Lagoa do Peri conta com pedalinho, caiaque, standup e é ideal para crianças.


Ideal para comer na beira da praia

Quase todas as praias têm quiosques e restaurantes, muitas delas com mesas ocupando boa parte da faixa de areia, infelizmente. Aqui vou citar algumas para quem gosta de ficar beliscando e vendo o movimento. Lagoinha é conhecida por dois restaurantes bons e de preços razoáveis à beira da praia, e num ponto muito bonito. Já Ingleses e Barra da Lagoa são conhecidos por ter vários restaurantes que dão para a faixa de areia, o que inclusive impede que nessas praias se caminhe pela rua vendo o mar. Na Barra da Lagoa, além dos restaurantes à beira mar, tem boas opções ao redor do canal da Barra, um extenso trecho que liga o mar à Lagoa da Conceição. No Sul, o Pântano do Sul se destaca por restaurantes tradicionais à beira mar, com menção especial ao Pedacinho do Céu, cuja proprietária, Dona Zenaide, aos 80 anos ainda se envolve diretamente com a pesca e recebe seus clientes. A praia também é muito bonita, tranquila e com um mar calmo.


Ideal para quem aprecia belas paisagens

Florianópolis é conhecida pelas belas paisagens de suas praias, então aqui vou citar algumas mas outras tantas ficarão de fora. A Armação, no sul da ilha, chama a atenção pelas paisagens com pedras. O Campeche, tambem no sul, com a imensa ilha à frente, é outra cuja paisagem se destaca. Das praias viradas para o mar aberto poderia citar a Praia Mole, pelos morros ao redor e falésias. Do norte, a Lagoinha merece menção. Das praias viradas para o continente, também mais ao norte, Canajurê é especial. Trata-se de uma pequena faixa de areia entre Jurerê e Canasvieras, de difícil acesso porque proprietários de imóveis na região fecham as entradas para a praia.


Ideal para quem gosta de praias roots

Embora cada vez mais as praias de Florianópolis estejam sendo urbanizadas e o acesso facilitado, algumas delas só se acessa por trilha ou por barco. Lagoinha do Leste é o exemplo mais notório, havendo apenas dois acessos, através de trilhas, para a praia: um caminho mais longo, de aproximadamente 4 km, pela Praia do Matadeiro (situada ao lado da Praia da Armação), e outro mais curto (cerca de 2,3 km), porém mais íngreme, pelo Pântano do Sul. Outros exemplos são as praias Gravatá e Galheta, duas praias ao lado da Praia Mole que exigem uma caminhada para acessar. A trilha para o Gravatá requer bom preparo físico, pois é preciso subir e descer bastante até atingir a pequena faixa de areia. A vista da parte de cima da trilha vale o esforço. Já a Galheta é famosa por ser a única praia de nudismo da ilha, e seu acesso também é por trilha, mas uma trilha menor. Vale dizer que o nudismo é opcional na Galheta. Para além das praias de Florianópolis, há algumas ilhas menores que permitem acesso a banhistas. A mais famosa delas é a Ilha do Campeche, cujo acesso só se dá por barco e o número de desembarques permitidos por dia é definido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

voltar ao topo




Outros pontos turísticos de destaque

Centro Histórico

Para quem gosta de história, o Centro de Florianópolis rende uma visita. Ponto inicial da cidade, preserva seus três primeiros prédios, a Catedral, o Palácio do Governo (hoje chamado Palácio Cruz e Souza e transformado em museu) e a Casa de Câmara e Cadeia. Além deles, vale visitar a Praça XV com sua figueira centenária e o Mercado Público, que tem foco na gastronomia e um amplo e decorado espaço de mesas. Ainda no Centro Histórico, não deixe de entrar no Museu de Florianópolis, gerido pelo SESC. Embora o museu em si tenha poucas obras ou peças, ele ocupa um dos prédios históricos, a Casa de Câmara e Cadeia, e conta com pelo menos 2 instalações imperdíveis. Uma é o passeio em realidade virtual pela cidade, que nos coloca de fato dentro das praias e pontos turísticos. A outra é uma instalação digna da Disney que conta a história da cidade num jogo de som e luz, com uma emocionante surpresa ao final.


Ponte Hercílio Luz

O principal cartão postal de Florianópolis é a ponte Herclio Luz, inaugurada em 1926. É a maior ponte suspensa do Brasil, com 821 metros, sendo a maior ponte pênsil sustentada por um sistema de barras de olhal ainda existente. Nos dias de semana a ponte permite passagem de carro, a pé ou de bicicleta, já aos domingos carros não são permitidos. Para atravessar a ponte, o ideal é ir até a Praça Herclio Luz. A travessia vai render ótimas fotos e a sensação de estar dentro de um cartão postal. Já o melhor local para fotografar a ponte inteira é no Forte Santana, acessível pela Beira Mar Norte. A entrada no forte é gratuita, e tem algumas vagas rotativas para quem estiver de carro.


Santo Antônio de Lisboa

O tradicional bairro de Santo Antônio de Lisboa é um dos mais badalados centros gastronômicos da cidade, ideal especialmente para experimentar frutos do mar e doces portugueses, como pastel de nata. A praia é imprópria para banho, mas o pôr do sol é lindíssimo, o que torna a região um ponto tão concorrido que dependendo do horário até para estacionar é complicado. Vale dizer também que o bairro de Ribeirão da Ilha, no sul de Florianópolis, tem características semelhantes a Santo Antônio, tanto pela arquitetura açoriana quanto pela gastronomia, pelo pôr do sol e pelo mar fotogênico mas não balneável.


Av. Beira Mar Norte

Quem chega em Florianópolis e vai em direção às praias do norte se encanta com a Avenida Beira Mar, tanto pelas várias faixas de carro quanto pela estrutura urbana de um lado e o extenso calçadão do outro. Na área urbana, além de belíssimos e caríssimos prédios, há muitos hotéis, restaurantes e shopping. Para quem gosta de caminhar ou andar de bicicleta, do outro lado da avenida há faixas exclusivas e na maior parte uma bela paisagem, virada para o mar e o Estreito na outra margem. No ponto próximo do trapiche, há aparelhos de musculação, quadras de areia, bar, feira, ambulantes. Do trapiche saem embarcações de turismo e de transporte, como o Catamarã.


Lagoa da Conceição

A enorme Lagoa da Conceição é um espaço de lazer tradicional na cidade por diferentes motivos. Há o trecho dos bares e restaurantes, que já viveu dias (e noites) melhores mas segue ativo e se reinventando. Na região também é possível caminhar as margens da lagoa e locar pedalinho, caiaque, standup, etc. Para quem gosta de andar de lancha ou jet ski, a Lagoa e a Barra da Lagoa têm algumas marinas e pontos de locação ou passeio de lanchas e jet skis. Vale dizer que tirei minha carteira de motonauta lá e indico, há uma boa e segura área para praticar, a água é calma e a paisagem muito bonita. Por fim mas não menos importante, há alguns mirantes que rendem ótimas vistas e fotos da Lagoa, como o Ahau e o Ilhaguma. Meu preferido é o Ahau, tanto pela vista quanto pela estrutura de café e estacionamento.

voltar ao topo




Cidades próximas

O Estado de Santa Catarina conta com diversas praias muito conhecidas, desenvolvidas e populosas, como Itajaí, além de cidades importantes no seu interior, como Blumenau, Brusque, Criciúma e Chapecó. Aqui vamos destacar algumas cidades próximas a Florianópolis que rendem um excelente passeio de carro para quem está na capital catarinense, tanto para bate e volta quanto para se hospedar por um ou dois dias.


Bombinhas

Bombinhas é uma península abençoada próxima a Florianópolis com diversas praias, uma diferente da outra. As principais são Bombas, onde há um belo calçadão e estrutura de cidade, Bombinhas, Mariscal, Praia do Retiro dos Padres e Praia de Quatro Ilhas (minha preferida). É considerada capital do mergulho ecológico, com trechos em que se consegue ver peixes a olho nu, no raso, e passeios de barco até a Ilha do Arvoredo, um dos principais pontos de mergulho do sul do Brasil. Distante 70 km de Florianópolis, tem uma taxa de entrada, fácil de pagar para quem é brasileiro, mas que pode gerar filas de carro dependendo do horário.


Balneário Camboriú

Famosa por arranha-céus com mais de 100 andares, que figuram na lista dos edifícios mais altos do Brasil, da América Latina, etc, Balneário Camboriú também tem alguns parques interessantes (Oceanic Aquarium, de dinossauros, piratas, carros, além de estar perto do Beto Carrero World), uma marina movimentada, uma noite agitada, muitas opções de lojas, uma gastronomia diferenciada (e não tão cara, acredite), além da praia, claro. Fica a 78km da saída de Florianópolis, o que dá 1 hora sem trânsito. Mas fique atento ao trânsito, em alguns horários esse tempo pode ser muito maior.


Garopaba

Para quem vem do Rio Grande do Sul, Garopaba fica 68km antes de Florianópolis. Entre suas praias pode-se destacar Vigia, Ouvidor, Barra, Ferrugem, Siriú, Gamboa e Silveira, cercada pela Mata Atlântica. As praias são ótimas para a prática do surfe, recebendo surfistas do Brasil inteiro. Na cidade também foi recentemente inaugurado o parque Surfland Brasil, em que se destacam as piscinas com ondas, mas conta também com estrutura para outras modalidades, como esportes de areia, basquete, futebol sintético e uma pista de skate.

voltar ao topo



Crônicas relacionadas

Os paradoxos de Balnerio Cambori

voltar ao topo

 

Viagens Crnicas, por Marcelo Spalding

Entre em contato com o autor.

marcelospalding@gmail.com

CAPA | GUIAS | LIVRO | OFICINA DE ESCRITA | CONSULTORIA | AUTOR