Dicas para turistas de fora do RS que nunca vieram a Gramado e Canela


Marcelo Spalding

É comum em viagens para fora do Brasil conversarmos com outros turistas brasileiros, de diferentes estados, e sempre que mencionamos ser do Rio Grande do Sul eles lembram de Gramado, seja porque já visitaram, seja porque gostariam de visitar. Gramado é de fato um fenômeno do turismo a ser estudado mundialmente: uma cidade emancipada apenas em 1954 que não tem mar, não tem rio, não tem neve, não tem cânion, não é uma capital, não tem construções históricas, mas está entre as cidades mais visitadas do Brasil. E Canela, cidade vizinha, pegou carona, sendo hoje quase imperceptível onde termina uma e começa a outra.

O fato é que há décadas Gramado e Canela investem e se aperfeiçoam para se tornarem cidades turísticas, e isso fez com que mesmo não tendo mar, rio, neve, cânion, arranha-céus, etc conservem um charme inigualável, ótima gastronomia, enorme oferta de hotéis, eventos turísticos, lugares instagramáveis, parques e museus.

Para quem não conhece a região, sugiro fortemente se hospedar próximo ao Centro de Gramado, pois passear pela Av. Borges de Medeiros ainda é o ponto alto da viagem (mesmo com os chatíssimos vendedores e promotores que irão abordar você o tempo todo oferecendo algum brinde ou "informação").

O charme do Centro se deve à proibição de construir prédios altos e à menor população, fazendo com que as cidades, especialmente Gramado, conservem nas avenidas principais uma identidade arquitetônica própria, como se a cidade em si fosse um grande parque temático. Confesso que isso me decepcionou em Petrópolis (RJ), por exemplo: eu esperava uma cidade serrana, colonial, mas é uma cidade comum, e depois de descobrir o tamanho de sua população entendi que não tinha como ser diferente.

A escolha da época da viagem também é importante, embora o clima no Rio Grande do Sul seja imprevisível. Se você quer aquela sensação de frio, é mais provável que ocorra do fim de junho a fim de agosto, quando a temperatura pode ser próxima a zero. Mas esqueça neve, embora o marketing da cidade mostre fotos de neve, é raríssimo nevar em Gramado ou Canela. O risco do período de inverno é você pegar aqueles dias de chuva e neblina intensa, porque aí fica difícil caminhar, ir a parques abertos e até fotografar. Por isso eu escolheria uma meia estação, outono ou primavera, assim você tem maior chances de pegar dias de sol e vai também pegar um friozinho bom para comer fondue no fim do dia.

A gastronomia, aliás, é um atrativo a parte do Rio Grande do Sul em geral e da nossa Serra em particular. Há boas opções para se comer churrasco, galeto, fondue, café colonial, todos típicos da gastronomia local, além, claro, de chocolate. As lojas de chocolate tomaram conta do Centro, e todas oferecem não apenas chocolate para levar – em várias formas – como cafés, doces, sorvetes, waflles e outros quitutes com chocolate para um lanche ou sobremesa.

Para além dos passeios e comilanças, Gramado e Canela hoje contam também com muitos parques e museus, desde os históricos da cidade e que ajudaram na construção deste polo turístico, como o Caracol e o Minimundo, até parques de porte internacional que desembarcaram aqui nos últimos anos. Dessa nova geração de parques vale destacarmos o Snowland, inaugurado em 2013 por empreendedores locais. O tema do parque é o frio, então dentro dele há pista de patinação no gelo com shows e a “Montanha de Neve”, local em que as temperaturas ficam em torno de quatro graus negativos, com direito à neve artificial e pista de esqui.

É a partir do pós-pandemia, porém, talvez na esteira do sucesso do próprio Snowland, que surgem quatro parques diferenciados e pensados para turistas em busca de diversão para toda a família que mudam a cara de Gramado e Canela e elevam seu potencial turístico a outro nível.

O AcquaMotion, inaugurado em 2021 pela mesma rede do Snowland, é o primeiro parque aquático indoor da América Latina. Em 2022 foi inaugurada a Vila da Mônica, único parque da Mônica fora de São Paulo. Em 2023, a estrada entre Gramado e Canela viu surgir um enorme foguete da NASA. O Space Adventure é a primeira exposição fixa com itens da NASA no Brasil, reunindo mais de 200 peças exclusivas em uma estrutura de 4 mil m². Por fim, o mais inusitado e dinâmico dos parques, que é o NBA Park Gramado, também inaugurado em 2023. Primeiro NBA Park fora dos EUA, conta com uma quadra onde se pode bater bola, assistir a animados shows e participar de competições, jogos interativos, acesso a um vestiário, games digitais, restaurante temático e um museu com peças autografadas por estrelas da liga. A energia que o ambiente consegue criar com a ambientação, a música, os jogos e a fartura de bolas de basquete à disposição são capazes de atrair e encantar mesmo aqueles que não gostam – e nem entendem – do esporte.

Os pontos negativos da região são alguns preços muito salgados, a dificuldade de acesso (é preciso pegar avião até Porto Alegre ou Caxias e vir de carro ou traslado, o aeroporto da Serra ainda é uma promessa), o trânsito e a já referida imensa quantidade de vendedores que irão abordar você oferecendo restaurante, resort, cotas, ingressos e até fotografia “oficial” de pontos turísticos livres. Tais abordagens ocorrem de forma insistente e por vezes intimidadora, algo que para alguns pode até comprometer a viagem e deveria ser observado pelo poder público, afinal proibir e coibir vendedores ambulantes mas permitir esse marketing de emboscada é uma hipocrisia.

Para quem estiver de carro e gosta de conhecer cidades menores da região, as dicas são Três Coroas, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Para quem vem de Porto Alegre, Três Coroas fica em torno de 25 quilômetros antes de Gramado e é conhecida pelo rafting e pelo Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, o primeiro templo tibetano tradicional da América Latina. Já Nova Petrópolis fica a 40 minutos de Gramado e também é bastante vocacionada ao turismo, conservando características da colonização alemã. Por fim, São Francisco de Paula fica 40 minutos depois de Canela e mantém a característica mais bucólica de cidade pequena, centrinho, além de ser mais fria que Gramado e Canela, com mais chance de você ver neve.


Clique aqui para acessar nosso Guia sobre Gramado e Canela


voltar





Viagens Crônicas, por Marcelo Spalding

Entre em contato com o autor.

marcelospalding@gmail.com

CAPA | GUIAS | LIVRO | OFICINA DE ESCRITA | FOTOS | VÍDEOS | CONSULTORIA | EDIÇÃO DE LIVROS | AUTOR